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PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Progressos para as crianças -  Para além das médias: aprender com os ODM
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 72
Data da Publicação: Junho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (9,17 mb)
 
O novo relatório da UNICEF “Progressos para as Crianças – Para além das médias: aprender com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” diz que, apesar de terem sido alcançados progressos significativos, as desigualdades de oportunidades fizeram com que milhões de crianças vivam na pobreza, morram antes do seu quinto aniversário, não frequentem a escola e sofram de má nutrição crónica. Os dados indicam claramente que a comunidade global falhará para com milhões de crianças se não houver um enfoque nas mais desfavorecidas de modo a colmatar as lacunas existentes. 



Relatório Regional (MONA) sobre as crianças fora da escola
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 126
Data da Publicação: Abril 2014
Línguas: Inglês
Download – (5,31 mb)
 
Apesar dos avanços significativos da última década no que diz respeito ao aumento da frequência escolar, uma em cada quatro crianças e adolescentes (mais de 21 milhões) no Médio Oriente e Norte de África (MONA) não estão na escola ou estão em risco de a abandonar. Segundo o relatório conjunto da UNICEF e do Instituto de Estatísticas da UNESCO, uma redução de 40 por cento do número de crianças fora da escola na região, conseguida na década passada, era motivo de esperança e de oportunidades para milhões de crianças. Este relatório produzido pela Iniciativa Crianças sem Escolaridade (Out-of-School Children Initiative) do Médio Oriente e Norte de África é, até hoje, o mais abrangente sobre equidade na educação na região.



Infâncias Perdidas: O impacto do conflito armado nas crianças da Nigéria e região
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,61 mb)
 
O relatório Missing Childhoods – Infâncias perdidas, divulgado um ano após o rapto de mais de 200 alunas em Chibok, revela que o número de crianças que fugiram para salvar a sua vida no interior da Nigéria, ou atravessando a fronteira com o Chade, o Níger e os Camarões, mais que duplicou em pouco menos de um ano. Cerca de 800.000 crianças foram forçadas a abandonar as suas casas em resultado do conflito no Nordeste da Nigéria entre Boko Haram, forças militares e grupos civis de autodefesa, segundo o novo relatório da UNICEF.



Ébola: Chegar a zero – pelas comunidades, pelas crianças e pelo futuro
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
O surto de Ébola na África Ocidental teve um impacto devastador nas crianças, que contabilizam cerca de 20 por cento das infecções ocorridas na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Para proteger estas crianças e as suas comunidades, é essencial combater este flagelo, enquanto se trabalha para restabelecer os serviços básicos.
O relatório analisa o impacto dramático que o Ébola teve sobre as crianças, uma vez que o surto atingiu algumas das comunidades mais vulneráveis em alguns dos países mais vulneráveis do mundo.



Conflito na Síria e no Iraque: 14 milhões de crianças e adolescentes afectados na região – Crise síria 4 anos depois
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
Com a entrada da crise síria no quinto ano, o número de crianças que sofrem devido à escalada de violência atinge proporções tremendas. A UNICEF estima que cerca de 14 milhões de crianças estão afectadas pelo conflito sírio. Destas, 5.6 milhões continuam no interior da Síria, e perto de 2 milhões foram obrigadas a fugir do país e estão a viver como refugiadas no Líbano, na Turquia, na Jordânia e noutros países da região.



Acção Humanitária para as Crianças 2015 (Resumo)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 9
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
Cada vez mais crianças vêem-se confrontadas com conflitos cada vez mais complexos e destrutivos, catástrofes naturais e outras emergências, incluindo a epidemia de Ébola, que estão a colocá-las em grande perigo de violência, fome, doença e abusos – e para lhes fazer face são necessários cada vez mais recursos. A UNICEF lançou em Janeiro de 2015 um apelo no montante de 3.1 mil milhões de dólares – o maior de sempre – para poder chegar a 62 milhões de crianças em risco nas crises humanitárias no mundo.



Razões para Investir na Educação e na Equidade
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 140
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (4,67 mb)
 
Em muitos países no mundo, são significativamente menores os recursos públicos usados para a educação de crianças dos 20% mais pobres da sociedade do que para a dos 20% mais abastados - uma diferença que pode chegar a ser até 18 vezes menos.



Recuperar a Promessa Falhada da Educação para Todos: Conclusões da Iniciativa Global sobre as Crianças Fora da Escola
Autor: UNESCO & UNICEF
Nº de Páginas: 145
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (7,89 mb)
 
Globalmente, um em cada cinco adolescentes não está na escola em comparação com 1 em cada 11 crianças em idade escolar primária. Assim, os adolescentes têm o dobro de probabilidades de estar fora da escola que os seus colegas mais novos. À medida que as crianças crescem, aumenta o risco de não chegarem a encetar a escolaridade ou de a abandonarem.



Report Card 12: Crianças da Recessão – O impacto da crise económica no bem-estar das crianças nos países desenvolvidos
Autor: UNICEF Office of Research – Innocenti
Nº de Páginas: 52
Data da Publicação: Outubro 2013
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês
Download – (1,85 mb)
 
O Report Card n.º12 do Centro Innocenti, “Crianças da Recessão: O impacto da crise económica no bem-estar das crianças nos países ricos” (Children of the Recession: The impact of the economic crisis on child well-being in rich countries), classifica 41 países da OCDE e da União Europeia em função do aumento ou da diminuição dos respectivos níveis de pobreza infantil desde 2008. O documento analisa igualmente a proporção de jovens entre os 15 e os 24 anos que não estão a estudar, a trabalhar ou a receber formação profissional (Not in education, employment and training - NEET). Inclui também dados do inquérito mundial Gallup sobre as percepções da população acerca do seu estatuto económico e expectativas para o futuro desde o início da recessão.



A Situação Mundial da Infância 2015: Re-imaginar o futuro - Inovação para todas as crianças
Autor: UNICEF
Relatório interactivo online aqui
Data da Publicação: Novembro 2014
Línguas: Português, Inglês
Sumário executivo versão portuguesa
Sumário executivo versão inglesa
 
 
No momento em que o mundo comemora o 25o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o relatório A Situação Mundial da Infância exige abordagens novas e corajosas para enfrentar problemas antigos que ainda afectam as crianças mais desfavorecidas. Em particular, o relatório apela à inovação e a melhores soluções – e mais brilhantes – que partem das comunidades e que podem ser adequadas a todas as situações para beneficiar todas as crianças.




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