Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Crianças em movimento em Itália e Grécia
Autor: REACH (relatório encomendado pela UNICEF)
Nº de Páginas: 70
Data da Publicação: Julho 2017
Línguas: Inglês
Download – (11,2 mb)

Segundo o presente relatório, a maioria das crianças em movimento com destino à Europa vindas do continente africano decidem abandonar as suas casas sozinhas e sem o conhecimentos dos pais devido a problemas e privações de várias ordens. Grande parte destas crianças não tencionam inicialmente chegar à Europa, mas traumas e abusos constantes que testemunharam ou sofreram na Líbia obrigaram-nos a rumar a este continente através da rota marítima do Mediterrâneo Central. As suas viagens são muitas vezes feitas por etapas e o destino final pode sofrer alterações ao longo da jornada.



Progressos em matéria de água potável, saneamento e higiene: actualização de 2017 e relativamente aos ODS
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 114
Data da Publicação: Julho 2017
Línguas: Inglês
Download – (6,9 mb)

Cerca de 2.1 mil milhões de pessoas no mundo, ou seja 30% da população mundial, não têm acesso a serviços de abastecimento de água, facilmente acessível em casa, e 4.4 mil milhões, ou seja 60%, não dispõem de saneamento gerido com segurança em condições, de acordo com segundo um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF. O relatório do Programa Conjunto de Monitorização OMS/UNICEF: Progress on Drinking Water, Sanitation and Hygiene: 2017 Update and Sustainable Development Goal Baselines (Progressos em matéria de água potável, saneamento e higiene: actualização de 2017 e relativamente aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]) apresenta a primeira avaliação mundial sobre serviços de água potável e saneamento "geridos de forma segura". A principal conclusão é que um número imenso de pessoas continua sem acesso a estes serviços, especialmente em zonas rurais.



In Search of Opportunities - Voices of children on the move in West and Central Africa
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 22
Data da Publicação: Julho 2017
Línguas: Inglês
Download – (6,9 mb)

As crianças representam mais de metade dos 12 milhões das pessoas em movimento anualmente provenientes da África Ocidental e Central. Segundo a análise feita na presente publicação, a migração de crianças e jovens terá tendência para aumentar devido ao rápido crescimento da população e à urbanização, às alterações climáticas, às desigualdades no desenvolvimento económico e aos conflitos persistentes.



Relatório Anual 2016
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 84
Data da Publicação: Junho 2017
Línguas: Inglês
Download – (6,9 mb)

As crianças do mundo enfrentaram desafios tremendos – alguns sem precedentes – em 2016, especialmente as mais pobres e vulneráveis que são as que estão em maior risco em situações de crise e insegurança. A UNICEF e parceiros continuaram a trabalhar para alcançar resultados em todas as áreas identificadas no programa do seu plano estratégico 2014-2017.



Narrowing the Gaps: The power of investing in the poorest children
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 32
Data da Publicação: Junho 2017
Línguas: Inglês
Download – (1,1 mb)

O novo relatório da UNICEF Narrowing the Gaps: The power of investing in the poorest children. Segundo os resultados desta publicação, os investimentos em benefício das crianças e comunidades mais pobres permitem uma melhor relação custo-benefício, salvando quase o dobro das vidas por cada dólar despendido quando comparado com investimentos equivalentes em grupos menos desfavorecidos. Verificou-se também que a melhoria da cobertura de intervenções vitais em grupos pobres ajudou a diminuir a mortalidade infantil quase três vezes mais rapidamente do que as intervenções dirigidas à restante população. Estas conclusões surgem num momento em que os governos continuam a trabalhar para atingir os ODS, sendo uma das metas acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos até 2030.



Nowhere to go – Iraqui children trapped in cycles of violence (Relatório 3 anos de conflito no Iraque) Goals in Rich Countries
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 12
Data da Publicação: Junho 2017
Línguas: Inglês
Download – (1,1 mb)

Três anos depois do agravamento da violência no Iraque, as crianças estão presas num ciclo interminável de violência e pobreza crescente, de acordo com o presente relatório da UNICEF, “Nowhere To Go” (“Sem ter para onde ir”). Durante quase quatro décadas, o Iraque enfrentou violência, guerra, sanções e instabilidade. Mas só nos últimos três anos, o conflito deslocou 3 milhões de pessoas – metade das quais são crianças. Muitas partes do país foram transformadas em zonas de guerra e as infra-estruturas civis ficaram gravemente danificadas ou destruídas. Metade das escolas no Iraque precisam neste momento de reparações.



Building the Future: Children and the Sustainable Development Goals in Rich Countries
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 60
Data da Publicação: Junho 2017
Línguas: Inglês
Download – (1,1 mb)

O Report Card 14 ‘Building the Future: Children and the Sustainable Development Goals in Rich Countries’ (‘Construir o Futuro: As crianças e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nos países ricos’) é o primeiro relatório que avalia a situação das crianças em 41 países ricos em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) identificados como os mais importantes para o bem-estar das crianças. O relatório classifica os países em função do seu desempenho e detalha os desafios e as oportunidades que as economias avançadas enfrentam para a realização dos seus compromissos globais para com as crianças.



A child is a child
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 64
Data da Publicação: Maio 2017
Línguas: Inglês
Download – (18 mb)

Este relatório da UNICEF apresenta uma visão global sobre as crianças refugiadas e migrantes no mundo, dando especial destaque às crianças que se deslocam sozinhas. Os dados desta são alarmantes: em 2015-2016, pelo menos 300.000 crianças não acompanhadas e separadas foram registadas em cerca de 80 países. O relatório documenta também as motivações que levam as crianças a abandonar as suas casas e os riscos que enfrentam em percursos extremamente perigosos, frequentemente às mãos de contrabandistas e traficantes sem escrúpulos, para chegarem aos seus destinos, o que para a UNICEF justifica claramente a necessidade de um sistema global de protecção para manter estas crianças a salvo da exploração, de abusos e da morte.



Falling Through the Cracks – The Children of Yemen
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 12
Data da Publicação: Março 2017
Línguas: Inglês
Download – (9 mb)

Após dois anos de conflito brutal, as famílias no Iémen estão a recorrer cada vez mais a medidas extremas para manter os seus filhos, quando a guerra no país mais pobre do Médio Oriente entra no seu terceiro ano. Os meios de que dispunham foram praticamente esgotados pela violência, que transformou o Iémen numa das maiores emergências de insegurança alimentar e má nutrição do mundo. As famílias estão a comer muito menos, a optar por alimentos menos nutritivos e a fazer menos refeições.



Thirsting for a Future: Water and children in a changing climate
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 80
Data da Publicação: Março 2017
Línguas: Inglês
Download – (9,6 mb)

Cerca de 600 milhões de crianças, ou seja, 1 em cada 4, estarão a viver em 2040 em zonas nas quais a procura de água excede largamente os recursos disponíveis, de acordo o relatório da UNICEF lançado no Dia Mundial da Água. A publicação faz uma análise às ameaças para a vida e o bem--estar das crianças causadas pela escassez de fontes de água em condições e o modo como as alterações climáticas irão agravar estes riscos nos próximos anos.




   12345678910  
 
Voltar ao topo
 
   Terça, 22 de Agosto de 2017 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site