Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
1.5 milhões de crianças afectadas pela violência na região de Kasai (RDC) – A crise na região do Grande Kasai da República Democrática do Congo está a ter um impacto devastador nas crianças, alertou a UNICEF hoje. Mais de 1.5 milhões de crianças, entre as quais 600.000 que já tinham abandonado as suas casas, estão em risco devido à violência extrema.

Declaração de Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF, sobre o ataque que provocou a morte de crianças na Síria – “Após seis anos de guerra e de impiedosa perda de vidas humanas na Síria… seis anos de sofrimento para tantas famílias sírias… estamos perante um novo horror de partir o coração a qualquer pessoa que tenha coração. Mais de 60 crianças alegadamente mortas ontem num ataque a uma coluna de camiões nos arredores de Alepo. Uma coluna de famílias que há muito conheciam de perto o que é o sofrimento. Agora, os sobreviventes estão de novo confrontados com mais uma terrível perda. (...)"

UNICEF e ACNUR saúdam política da UE para proteger as crianças refugiadas e migrantes – A UNICEF e o ACNUR saudaram hoje uma nova orientação política da União Europeia como um marco importante para a protecção de crianças refugiadas e migrantes. As principais acções específicas incluem a nomeação de guardiões para as crianças, o reforço da protecção infantil a todos os níveis, incluindo nos hotspots, uma melhor recolha de dados para assegurar que as crianças são devidamente seguidas, adoptanto uma abordagem abrangente para identificar soluções duradouras, assim como um melhor (...)

Recessão global e austeridade afectam especialmente as crianças nos países ricos – Quase 10 anos depois dos primeiros efeitos do choque financeiro se terem feito sentir na economia mundial, dando origem a uma recessão global, a trajectória dos países de rendimentos elevados no que diz respeito à protecção das crianças dos seus piores efeitos apresenta resultados mistos. Uma nova publicação, Children of Austerity: Impact of the Great Recession on child poverty in rich countries (Crianças da austeridade: O impacto da Grande Recessão na pobreza infantil em países ricos), ...

Conflito na região do Lago Chade: aumento alarmante do número de crianças usadas este ano pelo Boko Haram em ataques bombistas – O número de crianças usadas em ataques ‘suicidas’ no conflito na região do Lago Chade subiu para 27 nos primeiros três meses de 2017, comparando com nove no mesmo período do ano passado. Este aumento reflecte uma táctica alarmante utilizada pelos revoltosos, segundo o relatório 'Silent Shame: Bringing out the voices of children caught in the Lake Chad crisis'.

Montblanc e UNICEF renovam parceria para ajudar 5 milhões de crianças através da educação – A Montblanc e a UNICEF anunciaram hoje a continuação da sua já longa parceria destinada a ajudar algumas das crianças mais vulneráveis a terem acesso à educação. A parceria, estabelecida em 2004 graças a uma visão partilhada sobre a importância da educação para capacitar as crianças, angariou até à data mais de 10 milhões de dólares para o trabalho da UNICEF em prol das crianças. Nesta nova etapa da parceria, a Montblanc tem como objectivo apoiar o trabalho da UNICEF em prol da educação.

Com a ameaça de fome, aumentam drasticamente os casos de má nutrição e doenças entre as crianças na Somália – Com a ameaça de fome a pairar novamente sobre a Somália, dados recentes mostram um aumento do número de crianças que sofrem de má nutrição aguda grave e de cólera ou diarreia aquosa aguda – uma combinação de factores que matou muitas crianças durante a fome de 2011. Mais de 35.400 crianças com má nutrição aguda grave receberam tratamento nutricional em centenas de centros de nutrição na Somália entre Janeiro e Fevereiro, um aumento de 58 por cento em relação ao mesmo período de 2016.

UNICEF saúda nova lei italiana para proteger as crianças refugiadas e migrantes não acompanhadas como um modelo para a Europa – A UNICEF saúda o Parlamento italiano pela aprovação de uma lei histórica destinada a reforçar o apoio e a protecção de um número recorde de crianças estrangeiras não acompanhadas e separadas que chegaram a Itália – perto de 26.000 em 2016. Com a chegada de cerca de 2.000 crianças estrangeiras através do Mediterrâneo nos dois primeiros meses de 2017, é de esperar que a tendência crescente de chegadas continue este ano, o que torna esta lei oportuna e relevante.

27 milhões de pessoas não têm acesso a água potável em países que já enfrentam ou estão em risco de vir a enfrentar uma situação de fome – A escassez de água, o saneamento precário, as práticas de higiene desadequadas e os surtos de doenças são ameaças acrescidas para as crianças gravemente subnutridas no nordeste da Nigéria, na Somália, no Sudão do Sul e no Iémen. Nestes quatro países ameaçados pela fome, perto de 27 milhões de pessoas dependem de água não segura para beber, que para as crianças que sofrem de má nutrição pode dar origem a doenças diarreicas fatais.

UNICEF e parceiros prestam assistência a mais de 145.000 pessoas em zonas afectadas pela fome no Sudão do Sul – Um mês depois de ter sido declarada a fome em várias partes do Sudão do Sul, a UNICEF – juntamente com o Programa Alimentar Mundial e outros parceiros – levou assistência vital a 145.000 pessoas, entre as quais 33.000 crianças menores de cinco anos.


   1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950515253545556575859606162636465666768  
 
Voltar ao topo
Últimas Notícias
Arquivo
Destaques
Histórias do terreno
Galeria de Vídeos
 
   Domingo, 24 de Setembro de 2017 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site