Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF

Declaração Innocenti
 

Em 1990, a Declaração Innocenti sobre a Protecção, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno, definiu uma agenda internacional com metas ambiciosas para a acção. No encontro de Florença, Itália, em Julho do mesmo ano, os decisores políticos dos governos de mais de 30 países aprovaram a Declaração, que mais tarde foi aprovada pela 45ª Assembleia Mundial da Saúde e pelo Conselho Executivo da UNICEF.

A Declaração Innocenti reflecte tanto o espírito do apoio que vinha a ser dado ao aleitamento materno, como o direito da criança a uma alimentação nutritiva consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança.

Os padrões do aleitamento materno melhoraram e os governos e sociedades nacionais tomaram várias medidas para promover e assegurar o exercício do direito à amamentação.

O mundo mudou, agora simbolizado por uma comunicação global e crescente compromisso político para a Agenda do Milénio e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Ao mesmo tempo, assistiu-se a um aumento do número de emergências, particularmente provocadas pelo homem, e ao aparecimento e propagação do VIH/SIDA e outras doenças infecciosas.   Todos estes acontecimentos vieram confirmar a necessidade de destacar e apoiar comportamentos e práticas relativas à alimentação infantil no sentido de promover a saúde e o desenvolvimento das crianças.  

Decorridos 15 anos desde a adopção da versão original da Declaração Innocenti, em 1990, têm sido feitos progressos notáveis na melhoria das práticas alimentares de lactentes e da criança pequena em todo o mundo. No entanto, as práticas inapropriadas de alimentação – aleitamento materno inexistente ou insuficiente e inadequada alimentação complementar – continuam a ser a maior ameaça para a saúde e sobrevivência das crianças em todo o mundo.

A Declaração Innocenti 2005 analisa o contexto da Declaração de 1990 e descreve novos desafios que existem para uma alimentação ideal para o lactente e a criança pequena e sugere um caminho a seguir para assegurar o direito da criança a uma nutrição adequada.












 
Voltar ao topo
Últimas Notícias
Arquivo
Destaques
Iniciativa Amiga dos Bebés
IAB - Formação
Report Card 14 – Construir o futuro
Crianças desenraizadas – Relatório global
Situação Mundial da Infância 2016
Protecção Social para os Direitos e Bem-estar da Criança CEE/CIS
Acção Humanitária para as Crianças 2017
O Impacto das alterações climáticas nas crianças
Razões para Investir na Educação e na Equidade
As crianças e a crise em Portugal: Vozes de crianças, políticas e indicadores sociais
25 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança: O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?
Declaração Innocenti
Histórias do terreno
Galeria de Vídeos

Manual do Aleitamento Materno
 
 
   Terça, 26 de Setembro de 2017Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site