Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Progress for Children (Volume 7, 2008)
Autor: UNICEF
Data da Publicação: Setembro 2008
Nº de Páginas: 45
Línguas: Inglês, Francês, Espanhol
Download – (1.94 mb)

Outras Línguas: http://www.unicef.org/publications/index_45454.html
O Objectivo de Desenvolvimento do Milénio 5 consiste em melhorar a saúde materna tendo como meta ambiciosa reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna entre 1990 e 2015. Contudo, todos os anos, mais de meio milhão de mulheres morre devido a complicações relacionadas com a gravidez, de causas que são evitáveis. Com as actuais taxas de progresso, não será possível atingir o ODM 5. Este relatório dá conta dos progressos em matéria de saúde materno-infantil e destaca as áreas onde é necessário melhorar.



Relatório Anual 2007
Autor: UNICEF
Data da Publicação: Junho 2008
Nº de Páginas: 40
Línguas: Inglês, Francês, Espanhol
Download – (1.70 mb)
O Relatório Anual 2007 descreve o trabalho da UNICEF em benefício das crianças e das suas famílias em 155 países e territórios. O relatório destaca os desafios e as realizações da UNICEF e de uma ampla rede de parceiros empenhados em atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Destaca a redução da mortalidade das crianças menores de cinco anos, que ficou abaixo dos 10 milhões em 2006; o sucesso das campanhas de escolarização em países que viveram situações de crises; programas inovadores para prevenir a transmissão do VIH de mãe-para-filho e outras acções no terreno para responder a catástrofes.



Report Card 7 – Visão de conjunto do bem-estar das crianças nos países ricos
Autor: UNICEF Innocenti Research Centre
Nº de Páginas: 52
Série: Innocenti Report Cards, 7
Data da Publicação: 2007
Editor: UNICEF
Línguas: Português, (versões em Inglês, Francês, Italiano, Espanhol disponíveis em http://www.unicef-irc.org/cgi-bin/unicef/Lunga.sql?ProductID=445)

Download – (400 kb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications
Com base nos melhores dados disponíveis nos 21 países da OCDE, este relatório mede e compara o bem-estar da criança, utilizando seis dimensões: bem-estar material, saúde e segurança, educação, relacionamento com a família e os pares, comportamentos e riscos, e a noção subjectiva de bem-estar dos próprios jovens – que permitem traçar um quadro geral sobre o bem-estar da criança.



Situação Mundial da Infância 2007
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 148
Data da Publicação: Dezembro 2006
Editor: UNICEF
Línguas: Português (Inglês, Francês, Espanhol)

Download – (6.55 mb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications
A Situação Mundial da Infância 2007 aborda questão da discriminação e da marginalização que as mulheres enfrentam ao longo de toda a sua vida, e identifica o que é necessário fazer para eliminar a discriminação de género e promover a autonomização das mulheres e das raparigas. O relatório defende que o investimento nos direitos das mulheres produz um duplo dividendo pois beneficia simultaneamente as mulheres e as crianças. Esta publicação inclui um conjunto de indicadores que reúne os dados disponíveis sobre todas as regiões do mundo.



Progress for Children (Volume 5, 2006)
Autor: UNICEF
Data da Publicação: Setembro 2006
Nº de Páginas: 33
Línguas: Inglês (Francês, Espanhol)
Download – (1.23 mb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications/index_35977.html
As más condições da água e a falta de higiene e saneamento básico adequados contribuem para doenças que são uma das principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos, e têm fortes implicações na frequência escolar, especialmente das raparigas. Por isso, a concretização do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio 7, e as metas associadas de redução para metade da percentagem de pessoas sem acesso conveniente a água potável e saneamento são de uma importância crucial para as crianças e para a melhoria da nutrição, da educação e do estatuto da mulher. O nº5 do Progressos para as Crianças faz uma análise sobre o caminho percorrido e o que é necessário fazer para a concretização do ODM 7.



Progress for Children (Volume 4, 2006)
Autor: UNICEF
Data da Publicação: Maio 2006
Nº de Páginas: 32
Línguas: Inglês (Francês, Espanhol)
Download – (1.91 mb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications/index_33685.html
A má nutrição contribui para a morte anual de 5.6 milhões de crianças com menos de cinco anos nos países em desenvolvimento. A subnutrição pode ser responsável por um fraco desempenho e abandono escolar, ponde em risco a futura capacidade das raparigas para virem a ter crianças saudáveis e assim perpetuar o ciclo de pobreza para a geração seguinte. Este número do relatório Progressos para as Crianças faz um balanço dos esforços da comunidade internacional para melhorar a nutrição das crianças, o que é fundamental para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.



Caring for children affected by HIV and AIDS’
Autor: UNICEF Innocenti Research Centre
Nº de Páginas: 53
Série: Innocenti Report Cards
Data da Publicação: 2006
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês, Francês, Espanhol (versões disponíveis em http://www.unicef-irc.org/cgi-bin/unicef/Lunga.sql?ProductID=472)

Download – (1.59 mb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications
Este relatório analisa o modo como o VIH e a SIDA afectam todas as facetas da vida das crianças, comprometendo a sua saúde e escolaridade, e potenciando os factores de marginalização e privação. O impacte do VIH e da SIDA vai alastrando, e afecta não só as crianças órfãs como também aquelas que vivem no âmbito da família alargada, e os amigos e vizinhos que ajudam a cuidar das crianças que ficaram sozinhas.



Publicação Humanitarian Action
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 199
Data da Publicação: 2006
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês

Download – (4.85 mb)
O Relatório de Acção Humanitária (HAR - Humanitarian Action Report) proporciona anualmente uma visão de conjunto sobre os programas de ajuda deemergência da UNICEF no contexto dos apelos das Nações Unidas.
O Relatório apresenta em detalhe as actividades humanitárias específicas eos requisitos financeiros da UNICEF
para satisfazer as necessidades dascrianças e mulheres em cada país e região.



Situação Mundial da Infância 2006
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 144
Data da Publicação: Dezembro 2005
Editor: UNICEF
Línguas: Português (Inglês, Francês, Espanhol)

Download – (9.18 mb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications
A Situação Mundial da Infância de 2006: Excluídas e Invisíveis analisa a situação das crianças mais vulneráveis do mundo, as crianças cujos direitos a uma infância protegida e saudável são extremamente difíceis de defender. O relatório descreve em que medida estas crianças - que vivem na pobreza e particularmente expostas à exploração e maus-tratos - crescem à margem dos programas de desenvolvimento e muitas vezes invisíveis nas suas sociedades, pois estão ausentes dos debates, da legislação, das estatísticas ou dos meios de comunicação.



Progress for Children (Volume 3, 2005)
Autor: UNICEF
Data da Publicação: Setembro 2005
Nº de Páginas: 30
Línguas: Inglês (Francês, Espanhol)
Download – (228 kb)

Outras Línguas: www.unicef.org/publications/index_28135.html
A imunização não se limita a aumentar a possibilidade de as crianças resistirem à doença, mas garante praticamente que resistirão. Porém, milhões de crianças continuam por imunizar e todos os anos 1.4 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que são preveníveis. Este número do relatório Progressos para as Crianças faz o balanço da imunização, um dos meios fundamentais para o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio que diz respeito à redução da mortalidade infantil.




   1234567891011  
 
Voltar ao topo
 
   Quarta, 22 de Novembro de 2017 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site