Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Beyond Chibok (Para lá de Chibok)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 9
Data da Publicação: Abril 2016
Línguas: Inglês
Download – (13,5 mb)

Lançado dois anos depois do rapto de mais de 200 raparigas em Chibok, o relatório Beyond Chibok (Para lá de Chibok) revela tendências alarmantes em quatro países afectados pelo Boko Haram nos últimos dois anos. O número de crianças envolvidas em ataques ‘suicidas’ na Nigéria, nos Camarões, no Chade e no Níger aumentou drasticamente no ano passado, de 4 para 44, segundo os dados divulgados pela UNICEF. Mais de 75 por cento das crianças envolvidas nos ataques são raparigas.



Childhood in the Time of War: Will the children of Colombia know peace at last?
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 12
Data da Publicação: Março 2016
Línguas: Inglês
Download – (2,2 mb)

Mais de 250.000 crianças foram afectadas pelo conflito na Colômbia desde o início das negociações de paz entre o Governo e o principal grupo armado da oposição do país (FARC-EP) em 2013. Apesar de se ter registado uma melhoria da situação no terreno (entre 2013 e 2015), a violência e os combates continuam a colocar a vida das crianças em risco. A deslocação forçada, a insegurança, o medo do recrutamento, a ameaça da violência sexual e a presença de minas antipessoais obrigam muitas crianças a abandonar a escola. 40% das crianças em idade escolar primária e secundária vivem em áreas afectadas pelo conflito.



Children on the Brink – O impacto da violência e do conflito sobre o Iémen e as suas crianças
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2016
Línguas: Inglês
Download – (8,00 mb)

Um conflito brutal e uma situação humanitária que rapidamente se deteriora estão a ter consequências dramáticas para a vida das crianças no Iémen e a deixar o país à beira do colapso, segundo o novo relatório da UNICEF que destaca o pesadíssimo impacto que a violência no Iémen está a ter nas crianças e na deterioração da já precária situação humanitária. No ano passado, em média, seis crianças foram mortas ou feridas por dia. A UNICEF confirmou mais de 1.560 violações graves contra as crianças no país. Segundo o relatório, mais de 900 crianças foram mortas e mais de 1.300 feridas só em 2015. Este número é sete vezes superior ao que se verificou em 2014.



O impacto de cinco anos de guerra nas crianças da Síria
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 15
Data da Publicação: Março 2016
Línguas: Inglês
Download – (6,00 mb)

Cerca de 3.7 milhões de crianças – 1 em cada 3 crianças sírias – nasceram depois do início do conflito há cinco anos, o que significa que as suas vidas têm sido moldadas pela violência, pelo medo e pelas deslocações, segundo um relatório da UNICEF. Este número inclui mais de 151.000 crianças nascidas como refugiadas desde 2011. No total, a UNICEF estima que cerca de 8.4 milhões de crianças, ou seja mais de 80 por cento da população infantil síria, estão actualmente afectadas pelo conflito no interior do país ou como refugiadas.



Acção Humanitária para as Crianças 2016 – Sumário
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Janeiro 2016
Línguas: Inglês
Download – (5,90 mb)

A assistência humanitária é uma das principais componentes do trabalho da UNICEF e implica capacidade de resposta constante e imediata por parte da organização por forma a salvar as vidas de muitas crianças e garantir o respeito dos seus direitos. Este relatório evidencia os esforços e trabalho da UNICEF e os resultados alcançados em 2015 em prol das crianças que precisaram do nosso apoio humanitário, e resume quais as necessidades da organização para 2016. Para aceder a informação sobre o trabalho da UNICEF a nível global e local (por país), visite www.unicef.org/appeals (dados actualizados de forma constante).



A Profile of Child Marriage in Africa
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 4
Data da Publicação: Novembro 2015
Línguas: Inglês
Download – (4,20 mb)

Se os níveis actuais persistirem, o número total de meninas noivas em África vai aumentar de 125 milhões para 310 milhões até 2050, segundo o relatório da UNICEF, que aponta para taxas de redução lentas, combinadas com um rápido crescimento demográfico, como principais causas do aumento projectado. Em todas as outras regiões do mundo, as actuais taxas de redução e tendências demográficas significam que haverá menos meninas noivas a cada ano. Até 2050, África irá ultrapassar o Sul da Ásia como a região com o número mais elevado de mulheres entre os 20 e os 24 anos de idade que terão casado na infância. Os progressos até agora revelam uma profunda falta de equidade: a probabilidade de uma rapariga proveniente do quinto mais pobre da sociedade vir a casar na infância é tão forte hoje como o era há 25 anos.



Children & AIDS – 2015 Statisctical Update [Executive Summary]
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 8
Data da Publicação: Novembro 2015
Línguas: Inglês
Página Children & AIDS (consulte todos os dados: www.childrenandaids.org
Download – (2,30 mb)

O número de mortes de adolescentes devido à SIDA triplicou nos últimos 15 anos, segundo novos dados da UNICEF. A SIDA é a principal causa de morte entre adolescentes em África e a segunda principal causa de morte entre adolescentes no mundo. De entre as populações afectadas pelo VIH, o grupo dos adolescentes é o único no qual os números da mortalidade não estão a diminuir.



The impact of climate change on children
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 84
Data da Publicação: Novembro 2015
Línguas: Inglês
Download – (6,40 mb)

As crianças de hoje, e os seus filhos – as crianças do futuro –, são e serão quem vai viver com as consequências das alterações climáticas. Este relatório, mostra como as crianças, e sobretudo as mais vulneráveis, são afectadas e quais as acções concretas que devem ser tomadas para as proteger.



For every child, a fair chance: The promise of equity (Para todas as crianças, uma oportunidade: A promessa da equidade)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 44
Data da Publicação: Novembro 2015
Línguas: Inglês
Download – (7,00 mb)

O novo relatório da UNICEF, “Para todas as crianças, uma oportunidade: A promessa da equidade”, divulgado no dia Universal da Criança, mostra que o mundo continua a ser um lugar profundamente injusto para as crianças mais pobres e mais desfavorecidas, apesar dos grandes avanços alcançados desde a adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança em 1989.



Improving Nutrition Outcomes with Better Water, Sanitation and Hygiene
Autor: UNICEF, USAID e OMS
Nº de Páginas: 76
Data da Publicação: Novembro 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
A falta de acesso a instalações sanitárias está a pôr em perigo milhões de crianças de entre as mais pobres do mundo, apontando para novos dados que comprovam a relação entre o saneamento inadequado e a má nutrição. Cerca de 2.4 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a instalações sanitárias e 946 milhões de pessoas – aproximadamente uma em cada oito na população mundial – defecam ao ar livre. Paralelamente, um número estimado em 159 milhões de crianças menores de cinco anos têm um atraso de crescimento (a sua altura não corresponde à idade) e outros 50 milhões de crianças têm insuficiência ponderal (têm baixo peso para a sua idade).




   1234567891011  
 
Voltar ao topo
 
   Terça, 26 de Setembro de 2017 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site