Para todas as crianças. Saúde, Educação, Igualdade, ProtecçãoVoltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Desde a 1ª hora de vida – Parte I
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 56
Data da Publicação: Agosto 2016
Línguas: Inglês
Download – (15 mb)

Amamentar não é uma tarefa que diz respeito apenas à mãe. As mulheres que escolhem amamentar precisam de ter o apoio dos governos, sistemas de saúde, locais de trabalho, comunidades e das suas famílias para o poderem fazer nas melhores condições possíveis. Apesar de haver provas irrefutáveis de que o leite materno traz benefícios para a criança e a para a mãe, há ainda muito trabalho para fazer para aumentar as taxas do aleitamento materno no mundo. A Parte I deste relatório global, “Desde a 1ª hora de vida: pela melhoria da alimentação do lactente e da criança pequena em todo o mundo”, traça um cenário preocupante sobre o estado das práticas de aleitamento materno. O relatório apresenta dados globais e regionais sobre o aleitamento materno na primeira hora de vida, aleitamento materno exclusivo e práticas de amamentação em todo o mundo; e conclui com recomendações para o aleitamento materno com sucesso a nível nacional.



Relatório Anual da UNICEF 2015
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 60
Data da Publicação: Julho 2016
Línguas: Inglês
Download – (4,9 mb)

O Relatório Anual da UNICEF 2015 destaca os resultados alcançados para e com as crianças e jovens resultantes da acção humanitária e do trabalho para o desenvolvimento. O documento faz o balanço das actividades da UNICEF em todas as áreas dos programa da agência durante 2015, reforçando o compromisso da organização para proporcionar uma oportunidade justa para todas as crianças - especialmente as mais desfavorecidas. O relatório salienta os esforços da UNICEF num ano marcado por inúmeras emergências humanitárias, incluindo a crise global de refugiados e migrantes. E destaca também o papel que a UNICEF e seus parceiros desempenharam para assegurar que os direitos das crianças estivessem no centro dos novos objectivos globais adoptados pelas Nações Unidas em Setembro de 2015.



It’s not over - El Niño’s impact on children
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 12
Data da Publicação: Julho 2016
Línguas: Inglês
Download – (3,4 mb)

O El Niño de 2015-2016 terminou mas os efeitos devastadores para as crianças estão a agravar-se com o aumento da fome, da subnutrição e de doenças devido às graves secas e cheias, provocadas pelo fenómeno, que foi um dos mais fortes de que há registo. E há uma forte probabilidade de que La Niña – o fenómeno inverso do El Niño – se desencadeie a qualquer momento este ano, exacerbando ainda mais a grave crise humanitária que está a afectar milhões de crianças em algumas das comunidades mais vulneráveis, alerta a UNICEF no relatório intitulado “It’s not over - El Niño’s impact on children” (Não terminou – o impacte do El Niño para as crianças).



A heavy price for children (Report Crise no Iraque)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Junho 2016
Línguas: Inglês
Download – (3,6 mb)

Segundo o relatório ‘A Heavy Price for Children’, 3.6 milhões de crianças no Iraque – 1 em cada 5 – correm sério perigo de morte, ferimentos, violência sexual, rapto e recrutamento por grupos armados. O documento revela que o número de crianças expostas a estas violações aumentou 1.3 milhões em 18 meses, e que, neste momento, 4.7 milhões de crianças precisam de assistência humanitária – um terço de todas as crianças iraquianas – e muitas famílias vêem-se confrontadas com a degradação das condições de vida causadas pelas recentes operações militares em Fallujah e nas imediações de Mossul.



Situação Mundial da Infância
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 184
Data da Publicação: Junho 2016
Línguas: Inglês
Download – (2,9 mb)

A Situação Mundial da Infância 2016 traça um cenário sombrio sobre o que espera as crianças mais pobres se o mundo não acelerar esforços para responder às suas necessidades. A manterem-se as tendências actuais, 69 milhões de crianças morrerão maioritariamente de causas evitáveis, 167 milhões de crianças viverão na pobreza, e 750 milhões de mulheres terão casado durante a infância até 2030, data definida como meta para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – a menos que a comunidade internacional dê maior atenção à causa das crianças mais desfavorecidas. Foram feitos muitos progressos desde a década de 90, mas há ainda muito por fazer.



Social Protection for Child Rights and Wellbeing in Central and Eastern Europe, the Caucasus and Central Asia
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 188
Data da Publicação: Abril 2016
Línguas: Inglês
Download – (2,2 mb)

O relatório da série Social Monitor “Social Protection for Child Rights and Wellbeing in Central and Eastern Europe, the Caucasus and Central Asia” reúne dados recentes sobre tendências e padrões de mudança em matéria de pobreza infantil e o impacto das medidas de protecção social nas crianças em 30 países e territórios da região. O documento destaca os principais desafios que a região enfrenta para satisfazer as necessidades de protecção social das crianças e inclui recomendações da UNICEF sobre formas de as enfrentar. A protecção social dirigida às crianças inclui assistência financeira, subsídios para serviços de saúde e educação, aconselhamento e apoio social, e licenças parentais.



Innocenti Report Card 13: Fairness for Children (Equidade para as crianças)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 52
Data da Publicação: Abril 2016
Línguas: Relatório integral em Inglês; Sumário Executivo em Português
Download do relatório integral (Inglês)
Download do Sumário Executivo (Português)
 

O Innocenti Report Card 13, Fairness for Children: A league table of inequality in child well-being in rich countries (Equidade para as crianças: Uma tabela classificativa das desigualdades de bem-estar das crianças nos países ricos)classifica 41 países da UE e da OCDE segundo o fosso que separa as crianças que se encontram na base da tabela da distribuição e as que se situam a meio. O relatório analisa as disparidades em termos de rendimento, desempenho escolar, e problemas de saúde e satisfação com a vida reportados pelas próprias crianças.



Beyond Chibok (Para lá de Chibok)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 9
Data da Publicação: Abril 2016
Línguas: Inglês
Download – (13,5 mb)

Lançado dois anos depois do rapto de mais de 200 raparigas em Chibok, o relatório Beyond Chibok (Para lá de Chibok) revela tendências alarmantes em quatro países afectados pelo Boko Haram nos últimos dois anos. O número de crianças envolvidas em ataques ‘suicidas’ na Nigéria, nos Camarões, no Chade e no Níger aumentou drasticamente no ano passado, de 4 para 44, segundo os dados divulgados pela UNICEF. Mais de 75 por cento das crianças envolvidas nos ataques são raparigas.



Childhood in the Time of War: Will the children of Colombia know peace at last?
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 12
Data da Publicação: Março 2016
Línguas: Inglês
Download – (2,2 mb)

Mais de 250.000 crianças foram afectadas pelo conflito na Colômbia desde o início das negociações de paz entre o Governo e o principal grupo armado da oposição do país (FARC-EP) em 2013. Apesar de se ter registado uma melhoria da situação no terreno (entre 2013 e 2015), a violência e os combates continuam a colocar a vida das crianças em risco. A deslocação forçada, a insegurança, o medo do recrutamento, a ameaça da violência sexual e a presença de minas antipessoais obrigam muitas crianças a abandonar a escola. 40% das crianças em idade escolar primária e secundária vivem em áreas afectadas pelo conflito.



Children on the Brink – O impacto da violência e do conflito sobre o Iémen e as suas crianças
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2016
Línguas: Inglês
Download – (8,00 mb)

Um conflito brutal e uma situação humanitária que rapidamente se deteriora estão a ter consequências dramáticas para a vida das crianças no Iémen e a deixar o país à beira do colapso, segundo o novo relatório da UNICEF que destaca o pesadíssimo impacto que a violência no Iémen está a ter nas crianças e na deterioração da já precária situação humanitária. No ano passado, em média, seis crianças foram mortas ou feridas por dia. A UNICEF confirmou mais de 1.560 violações graves contra as crianças no país. Segundo o relatório, mais de 900 crianças foram mortas e mais de 1.300 feridas só em 2015. Este número é sete vezes superior ao que se verificou em 2014.




   12345678  
 
Voltar ao topo
Innocenti Repord Card 13:
Equidade para as crianças

Innocenti Repord Card 12:
Crianças da Recessão

 
   Wednesday, 24 de August de 2016 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site