Para todas as crianças. Saúde, Educação, Igualdade, ProtecçãoVoltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os méis de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Ébola: Chegar a zero – pelas comunidades, pelas crianças e pelo futuro
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
O surto de Ébola na África Ocidental teve um impacto devastador nas crianças, que contabilizam cerca de 20 por cento das infecções ocorridas na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Para proteger estas crianças e as suas comunidades, é essencial combater este flagelo, enquanto se trabalha para restabelecer os serviços básicos.
O relatório analisa o impacto dramático que o Ébola teve sobre as crianças, uma vez que o surto atingiu algumas das comunidades mais vulneráveis em alguns dos países mais vulneráveis do mundo.



Conflito na Síria e no Iraque: 14 milhões de crianças e adolescentes afectados na região – Crise síria 4 anos depois
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
Com a entrada da crise síria no quinto ano, o número de crianças que sofrem devido à escalada de violência atinge proporções tremendas. A UNICEF estima que cerca de 14 milhões de crianças estão afectadas pelo conflito sírio. Destas, 5.6 milhões continuam no interior da Síria, e perto de 2 milhões foram obrigadas a fugir do país e estão a viver como refugiadas no Líbano, na Turquia, na Jordânia e noutros países da região.



Acção Humanitária para as Crianças 2015 (Resumo)
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 9
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
Cada vez mais crianças vêem-se confrontadas com conflitos cada vez mais complexos e destrutivos, catástrofes naturais e outras emergências, incluindo a epidemia de Ébola, que estão a colocá-las em grande perigo de violência, fome, doença e abusos – e para lhes fazer face são necessários cada vez mais recursos. A UNICEF lançou em Janeiro de 2015 um apelo no montante de 3.1 mil milhões de dólares – o maior de sempre – para poder chegar a 62 milhões de crianças em risco nas crises humanitárias no mundo.



Razões para Investir na Educação e na Equidade
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 140
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (4,67 mb)
 
Em muitos países no mundo, são significativamente menores os recursos públicos usados para a educação de crianças dos 20% mais pobres da sociedade do que para a dos 20% mais abastados - uma diferença que pode chegar a ser até 18 vezes menos.



Recuperar a Promessa Falhada da Educação para Todos: Conclusões da Iniciativa Global sobre as Crianças Fora da Escola
Autor: UNESCO & UNICEF
Nº de Páginas: 145
Data da Publicação: Janeiro 2015
Línguas: Inglês
Download – (7,89 mb)
 
Globalmente, um em cada cinco adolescentes não está na escola em comparação com 1 em cada 11 crianças em idade escolar primária. Assim, os adolescentes têm o dobro de probabilidades de estar fora da escola que os seus colegas mais novos. À medida que as crianças crescem, aumenta o risco de não chegarem a encetar a escolaridade ou de a abandonarem.



Report Card 12: Crianças da Recessão – O impacto da crise económica no bem-estar das crianças nos países desenvolvidos
Autor: UNICEF Office of Research – Innocenti
Nº de Páginas: 52
Data da Publicação: Outubro 2013
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês
Download – (1,85 mb)
 
O Report Card n.º12 do Centro Innocenti, “Crianças da Recessão: O impacto da crise económica no bem-estar das crianças nos países ricos” (Children of the Recession: The impact of the economic crisis on child well-being in rich countries), classifica 41 países da OCDE e da União Europeia em função do aumento ou da diminuição dos respectivos níveis de pobreza infantil desde 2008. O documento analisa igualmente a proporção de jovens entre os 15 e os 24 anos que não estão a estudar, a trabalhar ou a receber formação profissional (Not in education, employment and training - NEET). Inclui também dados do inquérito mundial Gallup sobre as percepções da população acerca do seu estatuto económico e expectativas para o futuro desde o início da recessão.



A Situação Mundial da Infância 2015: Re-imaginar o futuro - Inovação para todas as crianças
Autor: UNICEF
Relatório interactivo online aqui
Data da Publicação: Novembro 2014
Línguas: Português, Inglês
Sumário executivo versão portuguesa
Sumário executivo versão inglesa
 
 
No momento em que o mundo comemora o 25o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o relatório A Situação Mundial da Infância exige abordagens novas e corajosas para enfrentar problemas antigos que ainda afectam as crianças mais desfavorecidas. Em particular, o relatório apela à inovação e a melhores soluções – e mais brilhantes – que partem das comunidades e que podem ser adequadas a todas as situações para beneficiar todas as crianças.



As crianças e a Crise em Portugal: Vozes de Crianças, Políticas e Indicadores Sociais
Autor: Comité Português para a UNICEF
Nº de Páginas: 68
Data da Publicação: Outubro 2014
Editor: UNICEF
Línguas: Português
Download – (2,2 mb)
 
Os dados e observações do Report Card 12 revelam uma relação forte e multifacetada entre o impacto da crise sobre economias nacionais e um declínio do bem-estar infantil desde 2008. As crianças são quem mais sofre e serão elas que irão carregar o maior fardo das consequências desta conjuntura no futuro, nomeadamente nos países onde a recessão teve um maior impacto.



25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança – O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 122
Data da Publicação: Setembro 2014
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês
Download – (2,6 mb)
 
No âmbito do 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) a 20 de Novembro de 2014, a UNICEF lançou novos dados sobre tendências e vários artigos e coloca uma questão crucial: “O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?” A resposta, que resulta da análise da UNICEF é inquestionável – “Sim!” Mas a análise mostra também que os progressos passaram ao lado de milhões de crianças – particularmente das mais pobres, das que pertencem a minorias étnicas, das que vivem em zonas rurais, ou das que são portadoras de deficiência.



Compromisso para com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada 2014
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 104
Data da Publicação: Setembro 2014
Editor: UNICEF
Línguas: Inglês
Download – (30,6 mb)

Desde o lançamento global de ‘Uma Promessa Renovada’ em Junho de 2012, perto de 180 governos assumiram o compromisso de intensificar esforços para acelerar o declínio das mortes evitáveis de recém-nascidos, das mães e das crianças.




   12345  
 
Voltar ao topo
Innocenti Insight no. 9
Trafficking in Human Beings, Especially Women and Children, in Africa - second edition

Innocenti Insight no. 11
Changing a Harmful Social Convention: Female Genital Mutilation/Cutting

 
   Wednesday, 01 de April de 2015 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site