Para todas as crianças. Saúde, Educação, Igualdade, ProtecçãoVoltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
PUBLICAÇÕES
Acerca das Publicações UNICEF

As publicações da UNICEF desempenham um papel fundamental para a realização do mandato da organização: a defesa dos direitos e do bem-estar de todas as crianças do mundo.

São documentos essenciais para: sensibilizar os governos, os meios de comunicação social, o público e a sociedade civil; partilhar conhecimentos acerca da situação das crianças e dos meios mais eficazes de garantir o pleno gozo dos seus direitos; mobilizar recursos materiais.

Todos os anos, a UNICEF publica «A Situação Mundial da Infância», que representa o levantamento mais exaustivo sobre o bem-estar das crianças. Este importante relatório combina uma análise profunda com perfis nacionais abrangentes, mapas e dados estatísticos relativos a 193 países.



Sismo no Nepal –Relatório sobre a situação humanitária; 3 meses depois, 25 de Julho de 2015
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 15
Data da Publicação: Julho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (8,3 mb)
 
Passados três meses desde o violento sismo e sucessivas réplicas que atingiram o Nepal a 25 de Abril, as crianças continuam a enfrentar inúmeros riscos dado que a pobreza das suas famílias se agravou e continuam a precisar de ajuda. Apesar de a situação humanitária ter melhorado nos últimos três meses, centenas de milhares de crianças continuam a precisar de abrigo, comida, acesso a água e saneamento, cuidados de saúde, educação e protecção. Cerca de 1 milhão de crianças afectadas pelos sismos continuam a viver em áreas nas quais o risco de deslizamentos de terras e cheias é elevado. À medida que a época das chuvas avança, o acesso a estas zonas está a tornar-se cada vez mais difícil, o que ameaça o acesso das crianças a água, saneamento, educação e serviços de saúde e as coloca em maior risco de exploração e abuso, incluindo o tráfico.




Depois do Relatório –A crianças do Nepal falam
Autor: Plan International, Save the Children, UNICEF & World Vision
Nº de Páginas: 52
Data da Publicação: Julho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,8 mb)
 
Três meses após o sismo que abalou o Nepal a 25 de Abril e que deixou uma enorme devastação, este relatório dá voz às crianças do país que identificam a suas principais preocupações: abrigos (tendas e outros tipos de abrigos temporários) melhorados e mais adequados; a re-aberturadas escolas; e acesso melhorado a água, saneamento e cuidados médicos; e destacam também os sentimentos de tristeza, medo de outros sismos ou desastres naturais e o receio de vulnerabilidade, exploração e abusos.




Relatório Anual 2014 – A nossa história
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 64
Data da Publicação: Julho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (4,1 mb)
 
O ‘Relatório Anual 2014’ da UNICEF destaca os esforços contínuos da organização para a concretização dos direitos de todas as crianças, especialmente as mais desfavorecidas, e para quebrar o ciclo inter-geracional de desigualdade e pobreza. Em 2014, os programas da UNICEF ajudaram milhões de crianças em matéria de nutrição e saúde, aprendizagem, protecção e segurança. Foi um ano de marcos importantes – entre os quais o 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança – e um ano de crises, tendo a organização respondido a 300 situações de emergência em 98 países. Durante o ano, a UNICEF trabalhou a fim de promover conversações globais sobre as crianças e igualdade.




Mãos pequenas, Grandes Fardos – Como o conflito na Síria está a empurrar mais crianças para o mercado de trabalho
Autor: UNICEF e Save the Children
Nº de Páginas: 14
Data da Publicação: Julho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (5,3 mb)
 
O conflito e a crise humanitária na Síria estão a empurrar um número cada vez maior de crianças para a exploração no mercado de trabalho e é preciso fazer muito mais para inverter esta tendência, segundo o novo relatório publicado pela Save the Children e pela UNICEF. O documento revela que as crianças no interior da Síria estão agora a contribuir para o rendimento familiar em mais de três quartos dos agregados inquiridos por uma sondagem. Na Jordânia, perto de metade de todas as crianças refugiadas sírias são agora um dos ou os únicos que sustentam os agregados inquiridos, enquanto nalgumas partes do Líbano há notícia de crianças, algumas das quais com apenas seis anos de idade, que estão a trabalhar.  



Progressos no saneamento e na água potável: actualização e avaliação dos ODM em 2015
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 90
Data da Publicação: Junho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (11,3 mb)
 
A falta de progressos no saneamento ameaça comprometer os benefícios em matéria de sobrevivência e saúde infantis decorrentes dos ganhos alcançados no acesso a água segura para beber. O relatório do programa de Monitorização Conjunta, intitulado ‘Progress on Sanitation and Drinking Water: 2015 Update and MDG Assessment’ (Progressos no saneamento e na água potável: actualização e avaliação dos ODM em 2015) da OMS e da UNICEF faz o levantamento do acesso a água potável e saneamento face aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.  



Progressos para as crianças -  Para além das médias: aprender com os ODM
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 72
Data da Publicação: Junho de 2015
Línguas: Inglês
Download – (9,17 mb)
 
O novo relatório da UNICEF “Progressos para as Crianças – Para além das médias: aprender com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” diz que, apesar de terem sido alcançados progressos significativos, as desigualdades de oportunidades fizeram com que milhões de crianças vivam na pobreza, morram antes do seu quinto aniversário, não frequentem a escola e sofram de má nutrição crónica. Os dados indicam claramente que a comunidade global falhará para com milhões de crianças se não houver um enfoque nas mais desfavorecidas de modo a colmatar as lacunas existentes. 



Relatório Regional (MONA) sobre as crianças fora da escola
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 126
Data da Publicação: Abril 2014
Línguas: Inglês
Download – (5,31 mb)
 
Apesar dos avanços significativos da última década no que diz respeito ao aumento da frequência escolar, uma em cada quatro crianças e adolescentes (mais de 21 milhões) no Médio Oriente e Norte de África (MONA) não estão na escola ou estão em risco de a abandonar. Segundo o relatório conjunto da UNICEF e do Instituto de Estatísticas da UNESCO, uma redução de 40 por cento do número de crianças fora da escola na região, conseguida na década passada, era motivo de esperança e de oportunidades para milhões de crianças. Este relatório produzido pela Iniciativa Crianças sem Escolaridade (Out-of-School Children Initiative) do Médio Oriente e Norte de África é, até hoje, o mais abrangente sobre equidade na educação na região.



Infâncias Perdidas: O impacto do conflito armado nas crianças da Nigéria e região
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,61 mb)
 
O relatório Missing Childhoods – Infâncias perdidas, divulgado um ano após o rapto de mais de 200 alunas em Chibok, revela que o número de crianças que fugiram para salvar a sua vida no interior da Nigéria, ou atravessando a fronteira com o Chade, o Níger e os Camarões, mais que duplicou em pouco menos de um ano. Cerca de 800.000 crianças foram forçadas a abandonar as suas casas em resultado do conflito no Nordeste da Nigéria entre Boko Haram, forças militares e grupos civis de autodefesa, segundo o novo relatório da UNICEF.



Ébola: Chegar a zero – pelas comunidades, pelas crianças e pelo futuro
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
O surto de Ébola na África Ocidental teve um impacto devastador nas crianças, que contabilizam cerca de 20 por cento das infecções ocorridas na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Para proteger estas crianças e as suas comunidades, é essencial combater este flagelo, enquanto se trabalha para restabelecer os serviços básicos.
O relatório analisa o impacto dramático que o Ébola teve sobre as crianças, uma vez que o surto atingiu algumas das comunidades mais vulneráveis em alguns dos países mais vulneráveis do mundo.



Conflito na Síria e no Iraque: 14 milhões de crianças e adolescentes afectados na região – Crise síria 4 anos depois
Autor: UNICEF
Nº de Páginas: 16
Data da Publicação: Março 2015
Línguas: Inglês
Download – (2,40 mb)
 
Com a entrada da crise síria no quinto ano, o número de crianças que sofrem devido à escalada de violência atinge proporções tremendas. A UNICEF estima que cerca de 14 milhões de crianças estão afectadas pelo conflito sírio. Destas, 5.6 milhões continuam no interior da Síria, e perto de 2 milhões foram obrigadas a fugir do país e estão a viver como refugiadas no Líbano, na Turquia, na Jordânia e noutros países da região.




   123456  
 
Voltar ao topo
Innocenti Insight no. 9
Trafficking in Human Beings, Especially Women and Children, in Africa - second edition

Innocenti Insight no. 11
Changing a Harmful Social Convention: Female Genital Mutilation/Cutting

 
   Tuesday, 04 de August de 2015 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site