Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Declaração da UNICEF acerca do Relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre as crianças e o conflito armado na Síria – O primeiro relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre as crianças e o conflito armado na República Árabe da Síria apresenta dados arrepiantes da brutalidade e abusos que as crianças têm vindo a sofrer há quase três anos, e é também um alerta para as razões pelas quais este terrível conflito tem de acabar. As crianças têm sido mortas, presas, raptadas, torturadas, mutiladas, abusadas sexualmente, recrutadas por grupos armados e usadas como escudos humanos; escolas e hospitais...

UNICEF expressa ‘profunda preocupação’ com a violência contra crianças no sul da Tailândia – A UNICEF afirmou hoje que está extremamente preocupada com a violência continuada contra crianças nas províncias do sul da Tailândia, nomeadamente a morte de três rapazes na província de Narathiwat na noite de segunda-feira. Segundo relatos da comunicação social tailandesa, as três crianças do sexo masculino com 3, 5 e 9 anos de idade foram mortas a tiro em frente à casa onde viviam por um grupo de homens armados que abriram fogo sobre a família...

Últimos dados da UNICEF revelam disparidades e mostram que é necessário inovar para progredir em matéria de direitos das crianças – À medida que nos aproximamos do 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, destacamos os grandes progressos alcançados, mas para abranger todas as crianças é necessário dar uma atenção muito especial às disparidades. Declarando que “todas as crianças contam”, a UNICEF lançou hoje um apelo para que sejam intensificados os esforços e a inovação para identificar e ultrapassar obstáculos que impedem que os 2.2 mil milhões de crianças mais desfavorecidas usufruam dos seus direitos.

A situação humanitária no Sudão do Sul agrava-se, alerta a UNICEF – A UNICEF alerta para o agravamento da situação humanitária nos arredores da cidade de Bor, no estado de Jonglei, bem como noutras cidades no Sudão do Sul. Perante um surto de sarampo que tem vindo a propagar-se nos centros de Protecção Civil no campo da missão das Nações Unidas – e que causou a morte de, pelo menos, 30 crianças – a UNICEF acelerou o envio dos meios necessários para vacinar 4.000 crianças contra o sarampo e a poliomielite e forneceu suplementos de vitamina A.

As crianças da República Centro-Africana precisam urgentemente de sarar feridas, de esperança e de fundos – Nas últimas 72 horas que antecederam as eleições para um presidente interino na RCA, uma onda de violência sem sentido provocou um número elevado de mortos e fez aumentar a tensão por todo o país. Três crianças e 19 adultos morreram quando uma coluna de civis que fugia do norte do país foi atacada perto de Bouar. A Cruz Vermelha ajudou a enterrar cerca de 50 pessoas mortas durante o fim-de-semana nos arredores de Boyali, Boali e Bossembele vítimas de confrontos entre comunidades.

Mensagem da UNICEF sobre a perda de dois elementos do seu pessoal no bombardeamento de Cabul – Há menos de um ano, num memorial que teve lugar na sede da organização em Nova Iorque, a UNICEF homenageou os colegas que perderam a vida porque trabalhavam para um futuro melhor para todas as crianças. Com um sentimento de grande tristeza e revolta somos obrigados a juntar mais dois nomes a essa lista de heróis. Basra Hassan, uma Especialista em Nutrição e Nasreen Khan, médica Especialista em Saúde, morreram no trágico ataque ocorrido num restaurante de Cabul, na noite de 17 de Janeiro de 2014.

Segundo relatos há crianças envolvidas no conflito do Sudão do Sul – A UNICEF expressou hoje a sua profunda preocupação pela utilização de crianças como combatentes no actual conflito no Sudão do Sul. Segundo a legislação internacional e também do Sudão do Sul nenhuma pessoa com idade inferior a 18 anos deve ter permissão para participar em conflitos armados, seja como membro de um exército ou de uma milícia informal.

23 crianças envolvidas em grupos armados libertadas na República Centro-Africana – Vinte e três crianças com idades entre os 14 e os 17 anos que tinham sido recrutadas por vários grupos armados foram libertadas em Bangui, República Centro-Africana (RCA), na passada quinta-feira, tendo sido identificadas muitas outras que serão libertadas nos próximos dias. As 23 crianças, entre as quais seis raparigas, foram retiradas de uma base militar para um Centro de Transição e Orientação apoiado pela UNICEF.

UNICEF e OMS na Síria condenam a interrupção da campanha de imunização contra a polio em Al-Raqa – Os representantes da UNICEF e da OMS na Síria condenam veementemente a interrupção da campanha de imunização contra a poliomielite na província síria de Al-Raqa devida à intensificação dos confrontos entre os grupos opositores no conflito. A OMS e a UNICEF estão a participar nesta acção para assegurar a vacinação de todas as crianças, quaisquer que sejam e onde quer que vivam.

Novo instrumento legal reforça o direito das crianças a serem ouvidas – A UNICEF juntou-se a defensores dos direitos das crianças de todo o mundo, congratulando-se com a notícia de que as crianças poderão em breve apresentar queixas junto do Comité das Nações Unidas dos Direitos da Criança, o que reforça o seu direito a serem ouvidas. O Terceiro Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança estabelece um procedimento de comunicação que protege expressamente o direito das crianças a uma via de recurso eficaz em caso de violação dos seus direitos.


   123456789101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748495051525354555657585960616263646566676869  
 
Voltar ao topo
Últimas Notícias
Arquivo
Destaques
Histórias do terreno
Galeria de Vídeos
 
   Sábado, 18 de Novembro de 2017 Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site