Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF

Iniciativa Amiga dos Bebés

Em 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do Aleitamento Materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative – BFHI.

A IHAB tem como objectivo a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais e maternidades, mediante a implementação de dez medidas para o sucesso do aleitamento materno e de sete medidas para ser considerada uma unidade de saúde amiga dos bebés.
Pretende-se com esta iniciativa aumentar o número de hospitais que desenvolvem essas boas práticas e, consequentemente, o número de mães que amamentam e por mais tempo.

Este código de conduta surgiu na sequência da "Declaração Innocenti", a 1 de Agosto de 1990, durante um encontro entre formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e organismos internacionais.

A aplicação destas boas práticas recomendadas pela OMS e pela UNICEF é condição indispensável para que um hospital/maternidade possa vir a ser considerado Hospital Amigo dos Bebés, depois de avaliado por uma equipa externa nomeada pela UNICEF. A Certificação de HAB é conferida por um período de três anos. Findo este prazo, o hospital/maternidade fica sujeito a nova reavaliação.

Consulte também a página UNICEF The Baby-Friendly Hospital Initiative e a publicação Baby-Friendly Hospital Initiative (disponível em inglês e espanhol).


Em Portugal
O Comité Português para a UNICEF assumiu em 1992 a liderança deste processo de certificação dos HAB em Portugal, tendo sido constituída a primeira Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés com representantes do Ministério da Saúde/DGS, da OMS, da Comissão Nacional da Saúde da Mulher e da Criança e do Comité Português para a UNICEF, com reconhecimento do titular da pasta do Ministério da Saúde.

Com o trabalho que tem sido desenvolvido pela Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, nomeadamente na formação de profissionais em aleitamento materno dos serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais e maternidades, Portugal conta, neste momento, com 14 HAB. Alguns destes HAB já realizaram 2 e 3 reavaliações, até agora com sucesso.

Conheça os membros da Membros da Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés aqui.


Voltar ao topo
Últimas Notícias
Arquivo
Destaques
Iniciativa Amiga dos Bebés
IAB - Formação
Report Card 14 – Construir o futuro
Crianças desenraizadas – Relatório global
Situação Mundial da Infância 2016
Protecção Social para os Direitos e Bem-estar da Criança CEE/CIS
Acção Humanitária para as Crianças 2017
O Impacto das alterações climáticas nas crianças
Razões para Investir na Educação e na Equidade
As crianças e a crise em Portugal: Vozes de crianças, políticas e indicadores sociais
25 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança: O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?
Declaração Innocenti
Histórias do terreno
Galeria de Vídeos

Manual do Aleitamento Materno
 
 
   Segunda, 20 de Novembro de 2017Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site