Voltar à página inicial
A UNICEFDIREITOS DA CRIANÇAEMERGÊNCIASPARCERIASCENTRO DE IMPRENSALOJA ON-LINEAJUDAR A UNICEF

Iniciativa Amiga dos Bebés

Em 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do Aleitamento Materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative – BFHI.

A IHAB tem como objectivo a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais e maternidades, mediante a implementação de dez medidas para o sucesso do aleitamento materno e de sete medidas para ser considerada uma unidade de saúde amiga dos bebés.
Pretende-se com esta iniciativa aumentar o número de hospitais que desenvolvem essas boas práticas e, consequentemente, o número de mães que amamentam e por mais tempo.

Este código de conduta surgiu na sequência da "Declaração Innocenti", a 1 de Agosto de 1990, durante um encontro entre formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e organismos internacionais.

A aplicação destas boas práticas recomendadas pela OMS e pela UNICEF é condição indispensável para que um hospital/maternidade possa vir a ser considerado Hospital Amigo dos Bebés, depois de avaliado por uma equipa externa nomeada pela UNICEF. A Certificação de HAB é conferida por um período de três anos. Findo este prazo, o hospital/maternidade fica sujeito a nova reavaliação.

Consulte também a página UNICEF The Baby-Friendly Hospital Initiative e a publicação Baby-Friendly Hospital Initiative (disponível em inglês e espanhol).


Em Portugal
O Comité Português para a UNICEF assumiu em 1992 a liderança deste processo de certificação dos HAB em Portugal, tendo sido constituída a primeira Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés com representantes do Ministério da Saúde/DGS, da OMS, da Comissão Nacional da Saúde da Mulher e da Criança e do Comité Português para a UNICEF, com reconhecimento do titular da pasta do Ministério da Saúde.

Com o trabalho que tem sido desenvolvido pela Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, nomeadamente na formação de profissionais em aleitamento materno dos serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais e maternidades, Portugal conta, neste momento, com 14 HAB. Alguns destes HAB já realizaram 2 e 3 reavaliações, até agora com sucesso.

Conheça os membros da Membros da Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés aqui.


 
Voltar ao topo
Últimas Notícias
Arquivo
Destaques
Iniciativa Amiga dos Bebés
Report Card 14 – Construir o futuro
Crianças desenraizadas – Relatório global
Situação Mundial da Infância 2016
Protecção Social para os Direitos e Bem-estar da Criança CEE/CIS
Acção Humanitária para as Crianças 2017
O Impacto das alterações climáticas nas crianças
Razões para Investir na Educação e na Equidade
As crianças e a crise em Portugal: Vozes de crianças, políticas e indicadores sociais
25 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança: O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?
Declaração Innocenti
Histórias do terreno
Galeria de Vídeos
Desde a 1ª hora de vida – Parte I

Manual do Aleitamento Materno
 
 
 
   Segunda, 24 de Julho de 2017Home | Publicações | Galeria de Videos | Política de Privacidade | Contactos | Mapa do Site