Report Card 14 - Construir o Futuro:
As crianças e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nos países ricos



1 em cada 5 crianças nos países de elevado rendimento vive em pobreza relativa e uma média de 1 em cada 8 enfrenta insegurança alimentar, segundo o último Relatório da série Report Card produzido pelo Centro de Investigação da UNICEF – Innocenti.

Building the Future: Children and the Sustainable Development Goals in Rich Countries (Construir o Futuro: As crianças e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nos países ricos) é o primeiro relatório que avalia a situação das crianças em 41 países ricos em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) identificados como os mais importantes para o bem-estar das crianças. O relatório classifica os países em função do seu desempenho e detalha os desafios e as oportunidades que as economias avançadas enfrentam para a realização dos seus compromissos globais para com as crianças.

Consulte o resumo dos dados sobre Portugal aqui.



Principais resultados sobre alguns dos indicadores dos ODS relativos às crianças e adolescentes nos países ricos:

Erradicar à pobreza: Em média 1 em cada 5 crianças em países ricos vive em pobreza de rendimento relativa, ainda que se verifiquem grandes as variações de 1 em cada 10 na Dinamarca, Islândia e Noruega a 1 em cada 3 em Israel e na Roménia.
Erradicar a fome: Em média 1 em cada 8 crianças nos países ricos enfrenta insegurança alimentar, com diferenças que vão desde 1 em cada 5 no Reino Unido e nos EUA, e até 1 em cada 3 no México e na Turquia.
Garantir uma saúde de qualidade: A mortalidade neonatal baixou drasticamente na maioria dos países; e as taxas de suicídio entre adolescentes, natalidade na adolescência e embriaguez estão a diminuir. No entanto, 1 em cada 4 adolescentes reportou dois ou mais problemas de saúde mental mais de uma vez por semana.
Garantir uma educação de qualidade: Mesmo nos países com melhores desempenhos, como o Japão e a Finlândia, cerca de um quinto dos adolescentes com 15 anos de idade não possuem os níveis mínimos de competências em leitura, matemática e ciências.
Alcançar a igualdade de género: Em média, 14 por cento dos adultos inquiridos em 17 países ricos considera que os rapazes merecem preferência no que diz respeito ao acesso à educação universitária, e na maioria desses países essa convicção é ainda mais comum entre os homens.

Para alguns indicadores – desigualdade de rendimentos, obesidade e problemas de doença mental em adolescentes reportados pelos próprios – as tendências revelam um motivo de preocupação na maioria dos países ricos.

Ainda que muitos países tenham alcançado progressos em vários indicadores, há ainda grandes diferenças entre eles noutras áreas. Os níveis de rendimento nacional não conseguem explicar todas estas diferenças: por exemplo, a Eslovénia está muito à frente de países muito mais ricos relativamente a muitos indicadores, enquanto os EUA estão em 37º lugar entre os 41 países na tabela síntese de classificação

Com base nos resultados apresentados no Report Card 14, a UNICEF apela aos países de elevado rendimento para que tomem medidas em cinco áreas-chave:

Colocar as crianças no centro de progressos equitativos e sustentáveis - Melhorar o bem-estar de todas as crianças hoje é essencial para alcançar a equidade e a sustentabilidade.
Não deixar nenhuma criança para trás - As médias nacionais escondem muitas vezes desigualdades extremas e desvantagens graves dos grupos que se situam nos últimos lugares da tabela.
Melhorar a recolha de dados comparáveis - Em particular sobre violência contra as crianças, desenvolvimento na primeira infância, migrações e género.
Utilizar as tabelas classificativas para ajudar a adaptar as respostas políticas aos contextos nacionais - Nenhum país apresenta resultados positivos em todos os indicadores de bem-estar das crianças e todos os países enfrentam desafios para cumprir pelo menos algumas das metas dos ODS centrados nas crianças.
Honrar o compromisso para com o desenvolvimento sustentável - O quadro global dos ODS envolve todos os países num esforço mundial.


Report Card 14 - Construir o Futuro: As crianças e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nos países ricos [Inglês]
Leia o Sumário Executivo [Português]





Saiba mais no site do Centro de
Investigação da UNICEF - Innocenti