Um dia especial para as crianças, pelas crianças

No dia 20 de Novembro assinala-se o Dia Universal dos Direitos da Criança – um dia especial para as crianças, pelas crianças mas que traz consigo uma mensagem séria:

Neste dia, as crianças, para além de aprenderem sobre os seus direitos, vão também assumir papéis de destaque para compreenderem como são tomadas as decisões que as afectam, e irão ter a oportunidade de chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta.
#KidsTakeOver





De miúdos a graúdos, todos podem juntar-se à UNICEF neste dia especial. Desde actividades nas escolas a debates nas redes sociais, veja o que temos preparado e como todos podem fazer parte desta iniciativa global.




Participar na vida da comunidade ou da escola permite às crianças reflectir sobre questões que as rodeiam, contribuir para a tomada de decisões sobre assuntos que que lhes dizem respeito e, simultaneamente, desenvolver capacidade de análise, diálogo e comunicação. Permite ainda desenvolver competências para intervirem na escola e na comunidade de uma forma consciente e responsável. No dia 20 de Novembro, pretende-se que a iniciativa tenha um carácter divertido e que as crianças se sintam capacitadas e motivadas para saber mais acerca dos seus direitos, bem como sobre o trabalho da UNICEF, e não que participaram apenas numa sessão pontual e que os seus pontos de vista serão ignorados. Se o fizermos de forma integrada e consistente, o Dia Universal dos Direitos da Criança será todos os dias.

Faça download do Guia para Educadores e Professores






Contamos com todos os nossos parceiros

Lançamos o desafio aos Municípios para se juntarem às actividades nacionais e internacionais, criando oportunidades de debate e participação no seu território para as crianças e jovens expressarem a sua opinião sobre questões que afectam as suas vidas. As autarquias locais são actores fundamentais neste esforço conjunto de defesa dos direitos da criança no nosso país, com um papel crucial na concretização de políticas locais que promovem o bem-estar de todos os cidadãos e em particular dos mais jovens, como é o objectivo do Programa Cidades Amigas das Crianças da UNICEF Portugal.


Faça download do Guia para Municípios


Muitos parceiros empresariais e não só da UNICEF em todo o mundo vão participar nesta iniciativa e deixar as crianças assumir o controlo. Gostaríamos de poder contar todos.

Este dia é um dia para as crianças, pelas crianças e tendo por base esta premissa, as suas vozes devem ser ouvidas também nas empresas. É uma excelente oportunidade de envolver os colaboradores num dia especial com actividades nos escritórios ou nos meios digitais (redes sociais).




Junte-se a nós e siga-nos nas redes sociais
Temos muitas surpresas preparadas para todos – ninguém vai querer perder nada no dia 20 de Novembro.

Siga-nos






Participe no #WorkOutForWater com a LesMills

Faça parte do maior evento de fitness de um dia do mundo no dia 18 de Novembro. Pergunte no seu ginásio se vai realizar aulas no âmbito da iniciativa #WorkOutForWater.

Inscreva-se ou encontre um instrutor em Portugal aqui.

E no fim-de-semana de 25 e 26 de Novembro pode também participar na iniciativa durante Portugal Fit (Altice Arena).

#WorkOutForWater é um evento de apoio ao Dia Universal dos Direitos da Criança. Instrutores e alunos das aulas LesMills podem participar em sessões especiais e angariar fundos para o trabalho da UNICEF junto das crianças mais desfavorecidas e suas famílias para que possam ter acesso a água boa para beber, cuidados de saúde e nutrição em vários países no mundo.





Todos os dias, demasiadas crianças morrem de causas evitáveis. Mas não tem de ser assim. A UNICEF trabalha há mais de 70 anos para melhorar a vida das crianças – independentemente de onde estejam – estamos em mais de 190 países e territórios para defender os direitos das crianças e ajudá-las a desenvolver todo o seu potencial.

Apenas com o apoio dos nossos doadores podemos levar a cabo este trabalho tão importante para tantas crianças. A UNICEF é a única organização da ONU que não recebe qualquer financiamento das Nações Unidas, e depende inteiramente de contribuições voluntárias. Por isso, é tão importante contar consigo.
Obrigado.



Se desejar contribuir regularmente para o trabalho da UNICEF, faça parte dos Amigos da UNICEF.
Saiba mais aqui.


“Não existe revelação mais nítida, da alma de uma sociedade do que a forma como trata as suas crianças.”

Nelson Mandela